top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

5 cuidados que você deve ter para a saúde dos olhos



Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.

Por isso, para ter uma visão saudável é importante tomar alguns cuidados com os olhos e cultivar hábitos para proteger esses órgãos tão sensíveis, mas que estão sempre expostos ao ambiente.


No post de hoje, vamos falar sobre 5 cuidados que você deve ter para manter a saúde dos seus olhos:


1 – Evite coçar os olhos

Coçar os olhos é um hábito comum, mas extremamente prejudicial para a saúde ocular, visto que esse hábito pode implicar no desenvolvimento de doenças como o ceratocone. Isso ocorre, porque a região dos olhos é uma estrutura sensível e qualquer partícula de sujeira pode irritá-las facilmente e causar vermelhidão.


Além disso, a pressão ao coçar os olhos pode provocar lesões, danificar a córnea e influenciar no desenvolvimento de doenças mais graves devido às bactérias presentes nas mãos que podem contaminar os olhos e provocar infecções.


2– Usar óculos de sol


Usar óculos de sol tanto em dias ensolarados como nublados é fundamental para proteger a saúde dos olhos da radiação solar, e assim evitar que se desenvolvam doenças causadas pelos raios ultravioletas UVA e UVB.


O hábito de não usar óculos de sol pode causar danos sérios à saúde ocular, acelerando a degeneração dessas estruturas com o passar do tempo, aumentando os riscos de diversos problemas, como:


● Degeneração macular;

● Pterígio;

● Catarata.


Para se proteger desses riscos, crie o hábito de sempre usar óculos de sol ao sair de casa, mesmo em situações em que o sol não esteja muito intenso. Isso passa uma falsa sensação de proteção. Além disso, certifique-se de estar usando óculos que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB, adquirindo-os em locais confiáveis e checando os selos de garantia do produto.


3 – Não usar colírios sem orientação médica


Colírios e lubrificantes são medicamentos e devem ser usados apenas com indicação e orientação médica. O ideal é buscar a avaliação de um oftalmologista, identificar a origem do problema e realizar o tratamento adequado.

Ao usar medicamentos que não foram prescritos por um especialista, você pode agravar um problema ocular, desenvolvendo outros sintomas ou mesmo mascarando as causas da condição ocular inicial.


4 – Lavar bem os olhos


A higiene dos olhos é essencial para a saúde ocular. Pelo menos uma vez ao dia é necessário realizar a higiene da região ocular (pálpebras, cílios e os cantos). Esse processo remove toda impureza e secreções e, consequentemente, evita coceiras que possam provocar irritações ou infecções.

5 -Esteja em dia nas consultas com um oftalmologista

O ideal é agendar pelo menos uma consulta por ano com o seu oftalmologista. Assim, o médico pode identificar problemas de saúde ocular ainda em estágio inicial, apenas observando o aspecto das córneas ou realizando exames complementares.


Outras dicas para manter sua saúde ocular em dia


Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool produz resíduos tóxicos, favorecendo o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afetando também os olhos.


Evite o tabagismo


O consumo do cigarro está associado a alguns problemas de visão, aumentando significativamente o risco de desenvolver doenças como a degeneração macular, danos no nervo óptico e alguns tipos de catarata.


Isso ocorre porque o tabaco contém substâncias que, quando inaladas, alteram o metabolismo das estruturas oculares, e aceleram o envelhecimento, favorecendo o desenvolvimento de doenças na visão antes do esperado.


Mantenha uma alimentação saudável

Uma das formas de manter a saúde ocular é por meio de uma alimentação equilibrada e saudável, assim, passar a consumir alimentos ricos em certos nutrientes e vitaminas, ajuda a prevenir ou retardar problemas como a degeneração macular e a retinopatia diabética, por isso, é fundamental investir em uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes como:

● Vitamina A;

● Vitamina E;

● Vitamina C;

● Vitaminas B2, B6, B9 e B12;

● Luteína e Zeaxantina.


Além disso, é fundamental controlar o nível de açúcar no sangue, prevenindo doenças como a diabetes, que pode influenciar diretamente na saúde ocular, visto que o excesso de glicose no sangue influencia no desenvolvimento de doenças como a retinopatia diabética. Uma doença silenciosa, e que se não tratada corretamente e de maneira precoce, pode provocar hemorragia interna e até mesmo uma cegueira irreversível.


Durma bem

O cansaço e o excesso de sono provocam blefarospasmo, olhos vermelhos, fadiga ocular, entre outros sintomas que afetam todo o corpo. Além disso, o estresse desregula hormônios, pode causar maculopatia serosa central, baixar a imunidade e aumentar chances de desenvolver herpes ocular, entre outros problemas. Por isso, é recomendado dormir cerca de 8h por noite.


Pratique atividade física

Pratique exercícios regulares para garantir uma boa circulação, evitando problemas de pressão arterial, sobrepeso e obesidade, entre outros problemas de saúde que podem afetar a visão.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page