top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

5 Curiosidades fascinantes sobre os nossos olhos

Além de suas estruturas e sua função de enxergar, nossos olhos carregam algumas singularidades que os tornam ainda mais interessantes.


  1. O músculo que nos faz piscar é o mais rápido do corpo humano. É possível piscar até 5 vezes no período de um segundo. O ato de piscar é importante para espalhar a lágrima pela superfície do globo ocular, impedindo assim que o olho fique seco.

  2. Nossas pupilas dilatam quando nos apaixonamos. Entre todos aqueles sintomas bons que sentimos quanto temos interesse em alguém, a pupila dilatada é um dos que menos sentimos. Ela pode aumentar até 45% do seu tamanho normal quando recebemos um carinho ou um beijo da pessoa amada.

  3. Nossa íris tem impressões digitais únicas. Pode parecer coisa de filme, mas nossa íris tem cerca de 256 características únicas, ao contrário da digital com cerca de 40.

  4. Nossos olhos tem um ponto cego. Existe uma área da retina, ligada ao nervo ótico que não possui receptores de luz, logo não enxerga. Nossos dois olhos se complementam, cobrindo o ponto cego um do outro e por isso não o percebemos no dia a dia.

  5. O olho humano consegue distinguir 500 tons da cor cinza diferentes!




2 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page