top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Ambliopia: famoso "olho preguiçoso" você sabe do que se trata?

👁️‍🗨️A Ambliopia, popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, é a diminuição da visão em um ou ambos os olhos devido ao desenvolvimento anormal da visão na infância.


❕É a principal causa de perda de visão entre as crianças, e ocorre porque as vias que transmitem sinal entre o cérebro e os olhos não são adequadamente estimuladas. O cérebro “aprende” a ver apenas imagens borradas com o olho amblíope, como resultado, favorece um olho, devido à falta de visão no outro olho.


👁️👁️Os motivos que levam à ambliopia podem ser uma miopia ou hipermetropia no olho fraco, catarata congênita ou outras doenças dos olhos.


👓A ambliopia, dependendo da causa, pode ser

tratada com o uso de óculos para correção da visão afetada em conjunto com a oclusão (uso de tampão) do olho bom para estimular o olho de visão mais fraca e fortalece-lo.


⚠️Pelo fato do uso do tampão ser desconfortável e levar algum tempo para a criança se acostumar, pode haver dificuldade em manter o tratamento de forma consistente. Mas, a criança deve entender a importância de não remover os óculos ou o tampão, além de ser vigiada pelos pais.


👩🏻‍⚕️É importante encaminhar a criança, assim que for diagnosticada, para um médico oftalmologista, pois somente ele será capaz de passar os procedimentos corretos e analisar a extensão da ambliopia. Caso não seja tratada, a visão pode ser comprometida de forma permanente.




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page