top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Apneia do Sono pode causar Glaucoma?

Sim!! Segundo estudo publicado na revista Ophthalmology, da Academia Americana de Oftalmologia, pessoas com Apneia do Sono têm quase o dobro de chances de desenvolver o Glaucoma.


😴A Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença que se caracteriza por interrupções recorrentes da passagem de ar até os pulmões durante o sono, gerando queda do oxigênio no sangue, despertares frequentes durante a noite e sonolência excessiva durante o dia.


👁️‍🗨️Sua relação com o Glaucoma acontece porque durante a crise o paciente pode ficar até 2 minutos sem respirar por conta do bloqueio das suas vias aéreas. Sem a quantidade de oxigênio adequada no sangue, muitas funções do seu corpo são afetadas, incluindo a do nervo óptico (responsável por enviar as imagens ao cérebro).


👉🏻Como o Glaucoma é uma doença ocular que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos, que é afetado pela apneia do sono, pode-se construir a relação entre as duas doenças.


👉🏻Para você saber se você tem apneia do sono é preciso notar os primeiros sintomas, como: ronco alto e forte, dor de cabeça ao acordar, insônia, sonolência diurna, cansaço excessivo, boca seca e mau-humor.


👩🏻‍⚕️Para contornar a situação, o paciente deve buscar um tratamento para a sua apneia do sono, além de consultar-se rotineiramente com o oftalmologista.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page