top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Avaliação das pupilas

👁️‍🗨️A avaliação das pupilas faz parte de um importante exame neurológico que poderá dar indicações fundamentais relativas ao funcionamento cerebral, monitorização de lesões e indícios precoce de complicações.


👁️👁️A avaliação das pupilas se faz através de um estímulo luminoso apontado ao olho esperando-se obter resposta pupilar bilateral e simétrica, pela ativação do nervo oculomotor.


A simetria das pupilas é classificada de acordo com a reação fotomotora aplicada a elas e ainda envolve a forma com a qual esta se apresenta, podendo ser:


➡️Isocóricas: as pupilas são do mesmo tamanho e reagem à luz igualmente, fechando e dilatando igual. É o normal e esperado.

➡️Midríase: apresentam-se grandes e dilatadas;

➡️Mióticas: quando estão contraídas e não reagem à luz;

➡️Anisocóricas: apresentam tamanhos diferentes.


As pupilas são normais quando apresentam formas circulares, centradas e de diâmetro normais. Qualquer alteração ao exame sugere alguma patologia a ser investigada.


As mais comuns doenças que promovem alteração das pupilas são de origem ocular e causas cerebrais. De origem ocular temos Má formação congênita, Uveites e perfuração ocular. As causas mais comuns de origem cerebral temos o AVC, tumores cerebrais e traumatismo craniano.


❕A pupila é sempre avaliada no exame oftalmológico de rotina e de forma preventiva. Faça sua consulta regularmente.




2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page