top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Cílios tocando o olho: conheça mais sobre a condição chamada

A função dos cílios é proteger os olhos da poluição e outros detritos. Juntamente com as glândulas palpebrais, ajudam a lubrificar os olhos a cada vez que piscamos.


Em algumas situações, em vez de crescerem para fora, os cílios viram para dentro e crescem na direção oposta tocando o globo ocular e causando irritação, lacrimejamento, desconforto e fotofobia. Esta condição é chamada de triquíase.


A triquíase pode ser resultado infecções oculares (ex: tracoma), inflamações crônicas (ex: blefarite) ou ferimentos no olho ou na pálpebra. O envelhecimento também pode ser um fator de risco, porque os tecidos palpebrais se tornam mais flácidos à medida que se envelhece.


Dentre os diagnósticos diferenciais da triquíase temos o entrópio palpebral, condição em que toda a margem palpebral se vira para dentro e não apenas os cílios. Temos também outra condição chamada de distiquíase, onde há uma fileira extra de cílios anômalos na margem palpebral.


Caso uma destas condições ocorra por tempo prolongado, a irritação crônica poderá se tornar uma condição mais séria na superfície do olho, levando a infecções secundárias, cicatrizes e até perda de visão.


O tratamento clínico envolve o uso frequente de lubrificantes e antibióticos quando houver infecção associada. Outras formas de tratamento consistem na cauterização dos cílios e até mesmo na indicação cirúrgica para casos específicos.


Não use soluções caseiras ou tente resolver sozinho. Saúde é coisa séria!


Procure o oftalmologista que irá iniciar o tratamento ideal para a sua condição.


Texto de @sbcpooficial


3 visualizações0 comentário

留言


bottom of page