top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Celulite Orbitária: você sabe o que é?

👁️‍🗨️Celulite orbitária é a infecção dos tecidos da órbita. Existem dois tipos de celulite a pré septal e a pós septal.


📍Podem ser causadas por um foco infeccioso externo (p. ex., ferida), infecção que se estende dos seios nasais (grande parte dos casos tem esta origem), dos dentes, ou ainda, por disseminação metastática de infecções de outros locais. Um corpo estranho na órbita, especialmente se for orgânico (por exemplo, madeira), também pode causar celulite orbital.


➡️Os sintomas incluem dor na região, inchaço, olho vermelho, também é possível haver febre, um olho saliente, limitação da visão, e limitação dos movimentos dos olhos.


👩🏻‍⚕️O médico pode reconhecer a celulite da órbita sem exames de diagnóstico. No entanto, a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) costumam ser utilizadas para confirmar o diagnóstico e diferenciar a celulite de pré septal e pós septal.


➡️No caso da celulite pré-septal, o tratamento ocorre por meio de antibiótico oral. A celulite pós septal necessita de internação hospitalar. O tratamento com antibióticos venosos deve ser iniciado o mais rápido possível. Uma cirurgia pode ser necessária se a visão estiver comprometida, para drenar um acúmulo de pus (abscesso) ou um seio nasal infectado, para remover um corpo estranho, ou para ajudar a tratar a infecção se os antibióticos não forem eficazes.


❕Sem tratamento adequado, a celulite orbital pode provocar cegueira, assim como doenças graves.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page