top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Cigarro: um vilão para seus olhos

Coceira, irritação nos olhos e sensação de corpo estranho são sintomas que assolam a vida de quem é dependente da nicotina, já que o fumo pode alterar a lubrificação da região. Além de vermelhidão e quadros alérgicos, o hábito potencializa a Síndrome dos olhos secos.


👉🏻O tabaco também pode agir de modo a prejudicar a transparência do cristalino, favorecendo ou mesmo acelerando o processo de opacificação dessa estrutura ocular. Como consequência, surge a catarata. Quem fuma tem cerca de 3 vezes mais chances de desenvolver a catarata.


👉🏻A retina também é prejudicada, uma vez que ela necessita de muita irrigação, a chegada de elementos tóxicos até ela prejudica a sua vascularização e, em última análise, o seu funcionamento. É por isso que o hábito de fumar aumenta de 2 a 3 vezes as chances de desenvolver DMRI ao longo da vida.


👉🏻E os riscos do cigarro para a visão não acabam, o glaucoma também pode ser potencializado pelo hábito. Isso porque o fumo contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos em geral, o que colabora para o aumento da pressão intraocular. Além disso, trata-se de um hábito que pode tornar as paredes das veias mais rígidas, de modo a dificultar a circulação.


🚭O tabagismo prejudica a saúde dos olhos em diversos sentidos, sendo a alergia ocular o problema menos grave. Preserve sua saúde, fique longe do cigarro.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page