top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Cirurgia de Pterígio: recuperação e pós-operatório



A cirurgia de Pterígio, ou como também é conhecido “carne do olho”, tem como objetivo tratar a lesão que afeta a conjuntiva do olho. Essa é uma condição muito mais comum do que as pessoas imaginam. Em alguns casos, o uso de colírios pode ser o suficiente, mas quando fazer a cirurgia?


Esse é um dos receios mais comuns, porque uma cirurgia sempre causa um pouco de tensão. Por isso, sempre é importante conversar com seu oftalmologista de confiança. Neste artigo, preparamos todas as informações que você precisa saber sobre a cirurgia de Pterígio e como funciona o pós-operatório.


Quando fazer a cirurgia de Pterígio

O pterígio é uma alteração que acontece na membrana transparente do olho, que é conhecida como conjuntiva. Essa “carne” cresce sobre a superfície do olho indo em direção à pupila.


Geralmente, essa é uma lesão que cresce lentamente e pode parar em um determinado momento. Mas em alguns casos, essa lesão pode crescer mais rapidamente e cobrir a pupila. Dessa forma, a pessoa pode ter a visão prejudicada e por isso, a cirurgia deve ser realizada.


Como funciona a cirurgia de Pterígio?

Esse é um tipo de cirurgia de baixo risco e geralmente, pode durar aproximadamente 30 minutos. É preciso que seja feito em um centro cirúrgico e o paciente recebe anestesia local. Mesmo assim, não é necessário a internação e o paciente pode ser liberado em alguns minutos após o procedimento.


Durante a cirurgia, é feita a remoção dessa carne e depois é realizado um micro enxerto conjuntival.


Principais cuidados para a recuperação e pós-operatório

Embora seja um procedimento rápido e que não precise de internação, é necessário que o paciente siga todas as recomendações. Isso porque existe a possibilidade da recidiva da lesão, ou seja, ela pode voltar, principalmente em pacientes mais jovens.


A seguir, confira as principais informações sobre a recuperação e os cuidados que você precisa ter com o pós-operatório.


Vou sentir dor no pós-operatório?

Após o efeito da anestesia, o paciente pode sentir dor discreta nos primeiros dias. Essa dor é considerada normal, agora, caso a dor persista por mais dias, é preciso consultar o médico para ver o que está acontecendo. Além disso, não tome nenhuma medicação que não tenha sido receitada pelo seu oftalmologista.


Cuidado com a exposição ao sol

Durante a recuperação, também é preciso ter muito cuidado com a exposição prolongada ao sol. O recomendado é evitar o máximo possível enquanto está no processo de recuperação. Se caso não for possível, o paciente deve usar um óculos com lentes escuras que protegem dos raios solares.


Como fica o trabalho?

Enquanto estiver no processo de recuperação, o paciente precisa aguardar alguns dias antes de voltar ao trabalho. Geralmente, entre sete e dez dias são suficientes para que o paciente seja liberado e possa voltar ao seu trabalho.


Medicamentos e colírios

O oftalmologista pode recomendar o uso de medicamentos, como colírios, por exemplo. É muito importante seguir com todas as recomendações e não tomar nenhum medicamento por conta própria.


Acompanhamento médico

Durante todo esse período, o acompanhamento médico também é muito importante, como já dito, mesmo após a cirurgia existe o risco da lesão voltar. Além disso, se houver outros tipos de queixas, como dor, ardência ou coceira, é importante informar ao oftalmologista.


O Pterígio é perigoso se não for retirado?

Como vimos, dependendo do caso, a cirurgia de Pterígio é a única solução para conseguir retirar a “carne” que cresceu sobre a região. Caso isso não seja feito, o paciente pode se queixar de ter a visão prejudicada. Entre as principais queixas estão:


  • Olhos vermelhos;

  • Fotofobia;

  • Ardência nos olhos;

  • Lacrimejamento;

  • Visão turva;

  • Entre outros.


Além disso, quando não tratada, o Pterígio também pode dificultar o diagnóstico da catarata. Portanto, ao perceber os sinais, procure um médico e veja qual será a melhor forma para o seu tratamento.


Conheça a Visya e os diversos tratamentos para o bem-estar da sua visão

Aqui na Visya você conta com uma equipe completa de especialistas na saúde dos olhos. Você encontra atendimento para glaucoma, plástica ocular, entre outras. entre em contato conosco e agende a sua consulta!


3.833 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page