top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Como é realizada a plástica nas pálpebras?

A plástica nas pálpebras, conhecida como blefaroplastia, é uma cirurgia resolutiva, de média complexidade e geralmente é feita em pessoas com mais de 40 anos. Essa cirurgia tem o foco em retirar o excesso de pele que fica na região e diminuir a aparência de envelhecido e cansado.


Ela também pode ser realizada em pessoas mais jovens, mas geralmente nestes casos, têm relação com fatores genéticos. Esse é um procedimento que pode ser feito somente por um oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular ou um cirurgião plástico.


Confira o passo a passo na plástica nas pálpebras

A plástica nos olhos pode ser feita na pálpebra superior, inferior ou quando há necessidade, pode ser feita nas duas. O cirurgião faz as marcações no local onde será feita a cirurgia e faz pequenos cortes nesta área. Assim, é retirado o excesso de pele, músculo ou gordura para posicionar as pálpebras corretamente. Em seguida, é costurada a pele e se necessário e dependendo da preferência do cirurgião é aplicado o steri - strips sobre a sutura.


Não é preciso se preocupar, pois a cicatriz fica bem escondida, então, na maioria das vezes ela não ficará visível. Esse é um procedimento em que o paciente não precisa ficar internado, se for realizado somente a blefaroplastia superior leva em média 1 hora para ser feito. Depois de algumas horas para esperar passar o efeito da anestesia, o paciente pode voltar para casa.


Blefaroplastia clássica x cirurgia transconjuntival

A blefaroplastia clássica é o procedimento citado no tópico acima, onde há os cortes tanto na parte inferior como superior. Já a cirurgia transconjuntival é voltada para o público mais jovem, que não possui excesso de pele. Assim, o procedimento é feito com um corte na conjuntiva da pálpebra inferior. Dessa forma, é retirada a gordura e a cicatriz não fica visível.


Cuidados com o pós operatório

O pós operatório faz parte do sucesso da cirurgia, por isso, é importante seguir com todas as recomendações médicas. Entre elas, estão:


  • Não usar maquiagem nos olhos durante o período determinado;

  • Usar óculos de sol sempre quando sair de casa (mesmo em dias nublados);

  • Dormir de barriga para cima;

  • Usar compressas geladas para ajudar a minimizar o inchaço;

  • Uso de protetor solar na região


Existe alguma complicação nesta cirurgia?

Esta é uma cirurgia com complicações que podem ocorrer, apesar de serem raras. O que pode acontecer é o paciente apresentar inchaço e manchas roxas na região. Mas elas desaparecem depois de alguns dias. Também há relatos de coceira e sensibilidade à luz, essa última é bastante rara. Mas também passa em poucos dias.


É importante que você converse com o seu médico antes do procedimento para esclarecer todas as dúvidas. Além disso, não esqueça de seguir todas as recomendações no pós operatório. É necessário aguardar 3 meses para perceber o resultado da plástica nas pálpebras.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page