top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Como a cor dos olhos é definida?

A cor dos olhos, é definida pela quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.


👉🏻A genética é o fator que irá controlar a quantidade de melanina que uma pessoa acumulará no corpo.


🟤Nos olhos escuros, por exemplo, existe uma acumulação de células ricas em melanina (melanócitos) na camada anterior da íris. Estas células absorvem a maior parte da luz e refletem uma determinada quantidade de luz marrom-amarelada.


🔵Os olhos azuis são determinados por uma quantidade de melanócitos menor ou quase nula. A maior parte dos raios luminosos incidentes atravessa a camada sem pigmentação da íris, onde os comprimentos de onda mais curtos (luz azul) são refletidos.


🟢Já os olhos verdes se caracterizam por uma quantidade mediana de melanócitos, por isso o reflexo da luz marrom-amarelada se mistura com a luz azul resultando na cor esverdeada.


👶🏻Alguns bebês nascem com olhos azuis ou acinzentados porque os melanócitos ainda não foram estimulados a produzir a melanina, e a variação da cor do olho da criança pode acontecer até o primeiro ano de vida.




4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page