top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Como prevenir doenças oculares




Existem formas de prevenir doenças oculares que são bem simples e fáceis de fazer, e você não precisa gastar rios de dinheiro. O cuidado com a região dos olhos não deve começar somente quando você sente um incômodo, ou quando o problema já está avançado. Eles devem ser feitos de maneira preventiva.

Só que como começar a fazer isso? Quem pode fazer? Prevenir diversas doenças nos olhos vai muito além do que diminuir o seu tempo em frente ao computador, outros fatores devem ser considerados. Por isso, saber esse tipo de informação pode fazer toda a diferença.

Nos tópicos a seguir, confira dicas simples e práticas que você pode fazer no seu dia a dia para prevenir doenças oculares.


Alimentação: o começo para prevenir doenças oculares


Pode parecer que uma coisa não tem relação com a outra, mas a alimentação pode afetar a saúde dos seus olhos. Imagine que a sua dieta conte com muitos doces, salgados e frituras, nada saudável, certo?

Sendo assim, a pessoa corre o risco de desenvolver doenças como a diabetes ou pressão alta e sim, elas também afetam os olhos. Por exemplo, pessoas que desenvolvem diabetes têm duas vezes mais chances de desenvolver catarata. Além disso, pode ter outros problemas, como visão dupla ou maiores chances de contrair infecções oculares.

Para evitar esse tipo de problema, contar com uma alimentação saudável e equilibrada é muito importante. Invista em frutas, diminua o consumo de carne vermelha e aposte nas saladas e legumes. Se precisar, também é interessante contar com a orientação de um nutricionista.


Consulta preventiva com o oftalmologista


Além da alimentação, cuidar dos olhos deve fazer parte da sua rotina de check-up. Por isso, a orientação é não esperar ter um problema ou sentir algum incômodo para consultar um oftalmologista.

O ideal é que as consultas de rotina sejam realizadas uma vez por ano. Agora, se você já usa óculos ou possui algum problema de visão, o oftalmologista pode pedir que essa visita seja feita de 6 em 6 meses, ou seja, depende de cada caso.


Você costuma piscar?


Essa parece uma pergunta boba, mas você já percebeu que em algumas ocasiões, você quase não pisca? Por exemplo, enquanto está trabalhando em frente ao computador, ou passa muito tempo jogando videogame, nós mal piscamos. Isso acontece porque a pessoa fica muito concentrada naquilo que está fazendo.

Então, além da luz dessas telas serem prejudiciais, quando piscamos pouco, os olhos ficam secos e logo, dá aquela vontade de coçar os olhos. Fazer esse ato tão simples, ajuda na lubrificação, o que é bom para essa região.

Quando nós piscamos, isso também ajuda a eliminar corpos estranhos que podem entrar nos olhos, além de manter o filme lacrimal. Sendo assim, a dica é que você dê um tempo da atividade que está fazendo e pisque os olhos.


Coçar o olho, veja o que fazer e como fazer


Será que coçar os olhos também prejudica a visão? Isso também parece algo inofensivo, mas se você não tiver cuidado, pode sim prejudicar os seus olhos. A coceira nos olhos pode acontecer por causa de uma alergia, conjuntivite ou porque algo entrou em um dos olhos. O problema está em como você coça e a quantidade de vezes que você faz isso.

Veja, de acordo da forma como você coça os olhos e a frequência, isso pode causar deformações na córnea. Assim, conforme o tempo, a pessoa pode até mesmo desenvolver ceratocone, uma doença em que a região da córnea fica cada vez mais cônica, prejudicando a visão.

Esse é um dos vários problemas que o hábito de coçar os olhos pode causar. Também pode ocorrer o deslocamento de retina, transferir bactérias de um olho para o outro, além do risco de aumentar o grau.

Então, o que fazer quando sentir vontade de coçar os olhos? A primeira dica é lavar bem os seus olhos, se quiser, você pode usar um xampu neutro, como aqueles infantis para ajudar na limpeza. Também pode ajudar a fazer compressas com algodão e água gelada, assim, é só colocar nos olhos para aliviar a coceira.

Se ainda assim não adiantar, use as costas das mãos e evite usar os dedos para coçar. Dessa forma, o ato de coçar se torna menos agressivo para os olhos. E lembre-se, se a coceira persistir, pode ser sinal de algum problema. Então, procure um oftalmologista para analisar.


Óculos de sol faz diferença sim


Por último, mas não menos importante, usar óculos escuros não é só questão de moda, mas também de saúde. Quando não protegemos os olhos do sol, eles podem sofrer envelhecimento precoce, o que pode até contribuir com o surgimento da catarata mais cedo.

Por isso, invista em óculos escuros que protejam contra os raios UVA, UVB e UVC. Assim, sua visão não será prejudicada e você pode evitar sérios problemas na sua visão.


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page