top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Conheça os tipos de cirurgias que pode corrigir problemas oculares



As cirurgias corretivas consistem em procedimentos médicos oftalmológicos que visam diminuir ou eliminar a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato nos pacientes que apresentam erros refracionais e corrigir problemas relacionados a doenças oculares como a catarata, por exemplo. Conheça alguns dos principais tipos de cirurgias realizadas para correção de problemas oculares.

Cirurgias Refrativas com LASER (LASIK e PRK)

As cirurgias refrativas com laser são aquelas que corrigem erros de refração, ou seja, imperfeições que afetam a visão (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Atualmente, essas cirurgias são realizadas por meio de um sistema de laser, que emite um tipo específico de laser, o Excimer Laser.

A correção da visão com laser é um procedimento cirúrgico seguro, realizado com anestesia local com colírios e que dura poucos minutos. Existem algumas técnicas de cirurgia refrativa a laser, a técnica LASIK, PRK e a cirurgia a laser personalizada.

LASIK

Nessa técnica, a aplicação do Laser ocorre após o levantamento de uma camada superficial da córnea. Utiliza-se um instrumento preciso (Microcerátomo ou Laser de Femtosegundo) para confeccionar uma fina camada de tecido corneano, a lamela. O cirurgião utiliza o Excimer laser para remover uma quantidade pré-determinada de tecido corneano, remodelando sua curvatura e assim remover o grau de refração.

O tempo de aplicação de laser propriamente dito é de segundos por olho, corrigindo até altos graus de miopia, hipermetropia e de astigmatismo.

A cirurgia é realizada, geralmente, nos dois olhos no mesmo tempo cirúrgico, com anestesia tópica ou seja com colírios. Não é possível dormir durante a cirurgia pois é necessária a colaboração do paciente.

PRK

É uma técnica onde o Excimer laser é aplicado sobre a córnea após a retirada do epitélio (camada superficial de células). Sua grande vantagem é a simplicidade, no entanto os primeiros 3 dias de pós operatório são um pouco mais desconfortáveis quando comparável ao LASIK.

A recuperação é um pouco mais lenta, porém a técnica pode ser útil em graus mais elevados de miopia.

Facoemulsificação na Cirurgia de Catarata

A facoemulsificação é uma técnica moderna de correção da catarata, que consiste em uma pequena incisão na córnea através da qual entra um aparelho que se utiliza de ondas de ultrassom para fracionar o cristalino e aspirar todos os seus fragmentos. Durante a cirurgia é mantida a cápsula posterior (saco capsular) do cristalino, para que sobre ela seja colocada uma lente intraocular (LIO).

A lente Intra ocular é permanente, o que torna sua escolha bastante importante, por isso a decisão deve ser tomada após uma boa conversa entre médico e paciente. Existe uma grande variedade de modelos, e algumas oferecem a independência de óculos após a cirurgia.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page