top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Conheça os tipos de lentes de contato

Existem lentes feitas com materiais diferentes, podendo ser rígidas ou gelatinosas.


Lentes rígidas conseguem transformar a forma natural da córnea em uma superfície refratária nova e tendem a fornecer refração melhor e mais consistente para pessoas com astigmatismo ou superfície corneana irregular.


Podem ser prescritas para pessoas com miopia, hipermetropia e astigmatismo, além de corrigir também irregularidades da córnea, como ceratocone.


As lentes de contato gelatinosas são feitas com materiais mais flexíveis (como hidrogéis de silicone). Melhoram a acuidade visual em pessoas com miopia, hipermetropia e astigmatismo (porém, em casos de grau muito alto, é necessário verificar a necessidade de lentes rígidas).


Além do tipo de material, os tipos de lentes podem ser classificados de acordo com sua função ou objetivo de uso.


▫️Lentes rígidas ou gelatinosas tóricas são usadas para corrigir astigmatismo significativo.


▫️Lentes de contato também são usadas para corrigir presbiopia. Em uma das formas de adaptação, o olho não dominante é colocado para leitura de perto e o olho dominante, para visão de longe (monovisão).


▫️Lentes de contato bifocais e multifocais, rígidas ou gelatinosas, também podem oferecer adaptação, porém necessitam de maior tempo de adaptação, visto que há necessidade de ajuste preciso.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page