top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Consulta oftalmológica: avaliando toda a estrutura dos seus olhos

👁️‍🗨️Na consulta oftalmológica, o médico oftalmologista avalia toda a estrutura dos olhos, afere a pressão intraocular, realiza testes para verificar os músculos ligados à movimentação dos olhos e possíveis alterações no campo visual, entre outros exames.


➡️A primeira parte da consulta é chamada de anamnese, momento em que o se faz uma série de perguntas para conhecer o paciente, como as queixas e os incômodos nos olhos (dificuldade para enxergar de longe ou perto, lacrimejamento, coceira, vermelhidão ou cansaço ocular); antecedentes de doenças ou cirurgias oculares; histórico de doenças oculares na família; diagnóstico de outras doenças (diabetes, pressão alta, doença autoimune, entre outras); e uso de medicações regulares.


➡️Na segunda parte da consulta, são realizados os exames oftalmológicos para avaliar os olhos, pálpebras e canais lacrimais e diagnosticar doenças oculares. Entre esses exames, estão:


👁️‍🗨️Exame de refração: detecta se o paciente consegue enxergar de perto ou de longe e estabelece o grau dos óculos.


👁️‍🗨️Mapeamento de retina: analisa a região periférica e central da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos.


👁️‍🗨️Tonometria: mede a pressão do olho.


👁️‍🗨️Biomicroscopia: analisa pálpebras, conjuntiva, córnea, íris e cristalino, especialmente.


👁️‍🗨️Gonioscopia: acompanha e diagnostica tumores, cistos ou glaucoma.


👁️‍🗨️Motilidade ocular extrínseca: teste dos movimentos oculares para diagnosticar estrabismo, diplopia e distúrbios da visão binocular.


❕Dependendo dos resultados desses testes, o oftalmologista ainda pode solicitar exames complementares, que são mais específicos e servem para confirmar ou descartar hipóteses de diagnósticos.


😉 E você? Está em dia com sua consulta?




4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page