top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Cuidados após a cirurgia de catarata



Os cuidados pós cirurgia de catarata são fundamentais para uma recuperação mais rápida e completa. Assim como em qualquer outra cirurgia, quando as recomendações do médico não são seguidas, isso pode causar grandes problemas.


A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo todo. Isso porque, um de seus principais sintomas é a visão embaçada, o que pode confundir muitas pessoas, achando que é apenas um problema simples que pode ser resolvido com o uso de um óculos.


Com a cirurgia existe a possibilidade do paciente voltar a enxergar. Mas o tratamento tem mais chance de sucesso quando os cuidados após a cirurgia de catarata são cumpridos. Você sabe quais são? Vamos falar sobre eles.


Tipos de cirurgia de catarata

Antes de falarmos sobre os principais cuidados após a cirurgia de catarata, é importante conhecer quais são os procedimentos para o tratamento. Mas quando fazer a cirurgia?


Em alguns casos, o paciente pode sentir alívio dos sintomas ao usar apenas colirios e óculos. Contudo, isso não será o bastante, pois a única maneira de se curar da catarata é fazendo uma cirurgia. Embora seja uma doença complexa, os tratamentos cirúrgicos atuais podem contribuir para que o paciente recupere a visão.


É comum sentir medo em fazer uma cirurgia, ainda mais no olho. Por isso, é muito importante contar com uma clínica especialista na área, para te ajudar em todas as etapas do tratamento. A seguir, veja quais são os procedimentos cirúrgicos utilizados.


Procedimento a laser

A cirurgia a laser para catarata é um dos procedimentos mais modernos que existem na área. Embora muitas pessoas possam se sentir receosas em realizar a cirurgia, ela é indolor, segura e de baixo risco. Além disso, o paciente não precisa ficar internado, sendo que pode ser liberado minutos depois da cirurgia.


Neste exemplo, a incisão é feita pelo próprio laser, que oferece uma maior precisão. Assim, é retirado o cristalino e é feita uma inserção de uma nova lente intraocular. Esse é um procedimento parecido com a Facoemulsificação, que vamos falar mais a frente.


Facoemulsificação

Com a facoemulsificação, a incisão é feita por um bisturi e é inserida uma cânula no globo ocular. Assim, é feita a quebra e aspiração dos fragmentos do cristalino. Em seguida, a lente Intra ocular é posicionada através de um injetor próprio.


Esse é um procedimento muito seguro e prático e que também não necessita de internação.


Principais cuidados que você deve ter depois de fazer a cirurgia de catarata

Agora que você já conhece os procedimentos mais comuns, está na hora de saber como se cuidar no pós-operatório. Como vimos, nos dois tipos de procedimentos não há a necessidade de internação. Entretanto, isso não significa que o paciente possa voltar a sua rotina imediatamente.


Além disso, a recuperação também vai depender de outros fatores. Por exemplo, caso o paciente já tenha alguma doença, como a diabetes, isso pode deixar a recuperação mais lenta. O acompanhamento é fundamental para evitar complicações. Veja a seguir, as principais orientações para o pós operatório.


Evite exercícios físicos após a cirurgia de catarata


Embora seja um tipo de cirurgia que não tem a necessidade de internação, nem repouso, o recomendado é evitar exercícios físicos. Isso inclui a prática de musculação, esportes ou até mesmo aquela caminhada básica. Por serem de impacto, ao praticar exercícios após a cirurgia, podem ocorrer complicações. Portanto, é preciso esperar a liberação do médico, que pode variar de caso para caso. Mas não se preocupe, após a recuperação, você pode voltar a fazer as suas atividades físicas normalmente.


Cuidado com as piscinas

Outra recomendação é evitar nos primeiros dias banho em piscinas ou no mar. A água da piscina ou do mar, assim como a areia, podem causar irritação, por isso, é preciso aguardar e proteger os olhos.


Não coçar os olhos

Falando em irritação, o hábito de coçar e esfregar os olhos pode ser tão comum, que o paciente pode fazer e nem perceber. Mas é preciso ter cuidado, pois esse hábito pode ser prejudicial para a recuperação do olho operado. Quando sentir a necessidade, lave os olhos com água para aliviar.


Utilize os colírios

O uso dos colírios e pomadas é uma recomendação do cirurgião, pois esses medicamentos vão ajudar na recuperação. Eles podem agir como antibióticos e anti-inflamatórios.


Cuidado com a exposição ao sol


Outra dúvida muito comum, é se pode ou não se expor ao sol após a cirurgia. Isso vai depender de cada caso, mas geralmente, não há problema. O recomendado é que o paciente utilize óculos de sol, além disso, dê preferência a sair antes das 10h da manhã (se possível) ou depois das 17h, quando o sol já não está tão forte.


Com a Visya você pode contar com os melhores cuidados para a sua vista

Aqui na Visya você encontra todos os tipos de tratamento para a saúde dos seus olhos. Você pode contar conosco para a realização de exames preventivos, tratamentos e cirurgias. Entre em contato e saiba mais.


20 visualizações0 comentário
bottom of page