top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Diferença entre o Pterígio e a Catarata

👁️‍🗨️Tanto o pterígio quanto a catarata afetam os olhos, mas são condições diferentes com características distintas.



➡️Um pterígio é um crescimento fibrovascular triangular ou de forma similar que se estende da conjuntiva (a membrana transparente que cobre a parte branca do olho) para a córnea (a parte transparente da frente do olho). Muitas vezes apresenta uma aparência amarelada ou rosada, e cresce do canto interno ou externo do olho em direção à pupila.Pode crescer gradualmente ao longo do tempo, mas geralmente não causa perda significativa de visão, a menos que interfira significativamente na córnea. Pode causar vermelhidão, irritação, sensação de corpo estranho no olho, coceira e visão embaçada. Pode não precisar de tratamento, mas em casos mais graves, pode ser necessária a remoção cirúrgica.



➡️ Já a catarata é uma opacificação do cristalino, que é uma lente natural dentro do olho, localizada atrás da íris e da pupila. A catarata tende a progredir lentamente ao longo do tempo, levando a uma deterioração gradual da visão, que pode se tornar grave o suficiente para afetar as atividades diárias. Pode causar visão embaçada ou nebulosa, sensibilidade à luz, cores desbotadas, visão dupla em um olho e dificuldade em ver à noite. A catarata é tratada com cirurgia de remoção do cristalino opaco e substituição por uma lente intraocular artificial.



⚠️Se você ou alguém que você conhece está preocupado com os olhos, é sempre melhor consultar um oftalmologista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page