top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Dra. Marina explica a diferença entre Crosslinking e Anel de Ferrara

👁️‍🗨️O Crosslinking e o Anel de Ferrara são procedimentos usados para tratar uma mesma condição: O Ceratocone, uma doença ocular que afeta a córnea e pode levar a deformações e visão embaçada.


Entendendo a diferença das técnicas:


📍Crosslinking: É um procedimento que estimula a contração e a união das fibras de colágeno, aumentando a resistência da córnea e reforçando sua estrutura. A cirurgia associa a riboflavina – vitamina B2 – à luz ultravioleta, reforçando novas ligações entre as moléculas de colágeno. Dessa forma, minimiza as chances de progressão do Ceratocone, podendo retardar sua evolução – e até mesmo estagná-lo, diferente do anel ele não remodela a córnea, e pode ser indicado em ceratocones em evolução.


📍Anel de Ferrara: A técnica consiste na implantação de uma prótese de acrílico (anel) na intimidade do tecido corneano de modo a alterar a curvatura da córnea na quantidade necessária para a correção que se deseja obter. O intuito da técnica é reduzir a curvatura corneana, o astigmatismo irregular e melhorar a acuidade visual.


❕Antigamente o único tratamento disponível era o transplante de córnea, hoje, se você procurar ajuda precocemente, dificilmente passará pelo transplante. Por isso, esteja sempre em dia com suas consultas oftalmológicas para que seu Médico Oftalmologista possa te indicar o melhor tratamento e garantir sua melhor visão ❤️




6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page