Visya Oftalmologia
Herpes ocular: o que é, sintomas, e como tratar?
Herpes ocular é uma infecção no olho causada pelo vírus do herpes simples (HSV) do tipo 1, o mesmo que é responsável pelo herpes labial.
A herpes ocular pode se manifestar de três diferentes formas.
1️⃣ Ceratite herpética, a mais comum entre as infecções. Nessa modalidade, a herpes afeta somente a camada mais superficial da córnea e pode ser tratada sem muitas complicações.
2️⃣Ceratite estromal ou interstical, ela se manifesta em camadas mais profundas da córnea e pode formar cicatrizes e, até mesmo, a perda da visão.
3️⃣ A forma mais grave, Inidociclite, um tipo de uveíte que afeta as camadas mais anteriores do olho.
As pessoas que contraem o vírus da herpes tipo 1, normalmente, tiveram contato com um portador no qual o vírus está ativo. Este tipo de vírus pode ser contraído por meio de lesões existentes nos lábios do portador, no compartilhamento de produtos (como maquiagens) e também por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal.
Os sintomas mais comuns são:
👁️🗨️ visão embaçada; coceira no olho; vermelhidão; irritação no olho; sensibilidade à luz; dor ocular; sensação de objetos estranhos no olho.
👩🏻⚕️O tratamento deve ser estabelecido considerando o aspecto, o local e a extensão das lesões. A maioria dos pacientes responde bem ao uso de medicamentos antivirais por via oral ou sob a forma de colírios ou pomadas.
❕Quanto mais depressa começar o tratamento, melhor será o prognóstico. Não se pode descartar, porém, a ocorrência de novas crises, já que o vírus do herpes simples permanecerá latente para sempre no organismo da pessoa infectada.
