top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Herpes ocular: o que é, sintomas, e como tratar?

Herpes ocular é uma infecção no olho causada pelo vírus do herpes simples (HSV) do tipo 1, o mesmo que é responsável pelo herpes labial.


A herpes ocular pode se manifestar de três diferentes formas.


1️⃣ Ceratite herpética, a mais comum entre as infecções. Nessa modalidade, a herpes afeta somente a camada mais superficial da córnea e pode ser tratada sem muitas complicações.


2️⃣Ceratite estromal ou interstical, ela se manifesta em camadas mais profundas da córnea e pode formar cicatrizes e, até mesmo, a perda da visão.


3️⃣ A forma mais grave, Inidociclite, um tipo de uveíte que afeta as camadas mais anteriores do olho.


As pessoas que contraem o vírus da herpes tipo 1, normalmente, tiveram contato com um portador no qual o vírus está ativo. Este tipo de vírus pode ser contraído por meio de lesões existentes nos lábios do portador, no compartilhamento de produtos (como maquiagens) e também por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal.


Os sintomas mais comuns são:


👁️‍🗨️ visão embaçada; coceira no olho; vermelhidão; irritação no olho; sensibilidade à luz; dor ocular; sensação de objetos estranhos no olho.


👩🏻‍⚕️O tratamento deve ser estabelecido considerando o aspecto, o local e a extensão das lesões. A maioria dos pacientes responde bem ao uso de medicamentos antivirais por via oral ou sob a forma de colírios ou pomadas.


❕Quanto mais depressa começar o tratamento, melhor será o prognóstico. Não se pode descartar, porém, a ocorrência de novas crises, já que o vírus do herpes simples permanecerá latente para sempre no organismo da pessoa infectada.




5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page