Herpes Zoster Oftálmico

👁️‍🗨️Herpes Zoster oftálmico é uma infecção ocular provocada pelo Vírus Varicela Zoster (VVZ), o mesmo que causa a catapora.

👉🏻Depois que a pessoa está infectada, o vírus permanece em estágio latente (inativo) nas raízes nervosas. Em algumas pessoas, o vírus é reativado devido à diminuição da imunidade com o envelhecimento e pode se espalhar para a pele.

👁️👁️Se o vírus afeta a testa ou nariz, o olho também pode ser infectado.

Os sintomas podem incluir:

➡️ Dor ou formigamento da testa;

➡️ A pele da testa e a ponta do nariz ficam cobertas com pequenas bolhas vermelhas, que podem ser doloridas;

➡️ A infecção do olho provoca dor, vermelhidão, sensibilidade à luz e edema palpebral;

➡️ A córnea pode ficar infectada e inflamada. Meses e anos depois, a córnea pode inchar, ficar gravemente danificada e desenvolver cicatrizes. As estruturas localizadas por trás da córnea podem inflamar (uveíte), a pressão intraocular pode aumentar (glaucoma) e a córnea pode ficar dormente, o que a torna vulnerável a lesões.

💊Quando o herpes zoster infecta a face e ameaça o olho, o tratamento com medicamento antiviral reduz o risco de complicações oculares.

💧Os corticosteroides, geralmente em forma de colírio, também podem ser necessários se o olho estiver inflamado.

💧Colírios, como ciclopentolato ou atropina, são usados para manter a pupila dilatada, ajudar a prevenir uma forma grave de glaucoma e para reduzir a dor.

0 visualização0 comentário