top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Junho Violeta - Conscientização e prevenção ao Ceratocone

O ceratocone é uma doença ocular que consiste numa alteração progressiva do formato da córnea (camada transparente em frente da íris e da pupila), fazendo com que se torne irregular e com formato de um cone.


A doença geralmente começa entre os 10 e 25 anos de idade. Os dois olhos são geralmente afetados, causando importantes alterações na visão e exigindo frequentes mudanças na prescrição de óculos ou lentes de contato.


A cirurgia de transplante de córnea pode ser necessária se a acuidade visual com lentes de contato for insuficiente, as lentes de contato não forem toleradas ou se houver cicatriz de córnea visualmente significativa.


Tratamentos mais modernos, como a cirurgia de anel corneano e o crosslinking, melhoram os resultados visuais aumentando a tolerância das lentes de contato, evitando assim o transplante em pacientes selecionados.


Por isso a importância do diagnóstico precoce e acompanhamento regular, evitando assim a progressão da doença e proporcionando a melhor visão possível ao paciente.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page