top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Olhos claros são mais sensíveis a luz?

👁️‍🗨️Simm, é verdade. E isso está relacionada ao epitélio pigmentar da retina, uma camada de células localizada na parte de trás do olho.


💡O epitélio pigmentar da retina tem a importante função de absorver a luz que passa através das células fotossensíveis da retina. Dessa forma, ajuda a evitar reflexos e dispersões desnecessárias, otimizando a nitidez da visão em diferentes condições de iluminação.


🔵Em pessoas com olhos claros, como azuis ou verdes, esse epitélio pigmentar possui menos melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele, cabelo e olhos. A menor quantidade de melanina no epitélio pigmentar pode resultar em uma menor capacidade de absorver a luz, o que, por sua vez, pode aumentar a sensibilidade ocular.


😎Se você tem olhos claros e percebe que fica desconfortável ou sensível em ambientes bem iluminados, a dica é Óculos de Sol com Proteção UV, e em locais com luz direta, considere o uso de óculos de sol com filtros específicos para ambientes claros, proporcionando maior conforto visual.


💙 Esperamos que esse esclarecimento tenha sido útil! Compartilhe essa informação com amigos e familiares, e lembre-se de que proteger seus olhos é fundamental para uma visão saudável.




2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page