top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Os cuidados com o Glaucoma durante a vida

É preciso que o paciente de doença crônica se adapte a alguns cuidados, além da mudança de posturas e hábitos em prol do controle da doença.


Praticar exercícios, como caminhada, natação e corrida contribui para diminuir a pressão intraocular e melhorar a condição cardiovascular, ajudando a irrigação sanguínea do nervo óptico.


Ingerir líquido exageradamente em pouco tempo pode ser prejudicial para quem tem a doença porque pode aumentar a produção de humor aquoso, com elevação da pressão intraocular. Porém, é importante hidratar adequadamente o corpo e consumir pelo menos dois litros de água por dia, com equilíbrio.


Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro (flauta, trompete e saxofone), por aumentarem a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular. Inclusive, encher balões com sopro também não é saudável.


Pacientes de glaucoma podem apresentar mais sensibilidade nos olhos em relação à luz e ao brilho do sol. O uso de óculos de sol ajuda, mas é importante que tenham proteção UV.


O uso regular de colírios, com indicação médica, é o tratamento inicial do glaucoma. Respeitar os horários, os intervalos e a aplicação correta são comportamentos que devem ser observados com atenção, para eficácia do tratamento.


O glaucoma pode ser controlado, caso o tratamento seja seguido com consciência e disciplina, pelo paciente. É importante a realização de exames como a verificação da pressão intraocular e campo visual; esses são fundamentais para evitar a progressão da doença e a perda visual.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page