Os perigos da obesidade para a sua visão

A obesidade é considerada uma doença muito grave e pode causar problemas sérios para a saúde. Entre as áreas afetadas, a visão da pessoa que sofre com obesidade também pode passar por alterações. Mas poucas pessoas têm conhecimento dos perigos da obesidade.

O excesso de gordura se correlaciona com a diabetes e hipertensão, doenças com manifestação ocular, logo, a obesidade influencia na saúde dos olhos.

Os principais perigos da obesidade e como a sua visão pode ser afetada

Quando se fala dos problemas que a obesidade pode trazer para a pessoa, é comum pensar mais na estética, dificuldade para andar, fadiga, sedentarismo, entre outras coisas. Tudo isso, são problemas sérios e é por isso, que a obesidade é uma das doenças mais combatidas atualmente. Isso porque, ela não afeta somente adultos, mas também está se tornando muito comum em crianças.

Retinopatia diabética e o edema macular diabético

Pessoas com obesidade possuem uma maior tendência de desenvolver diabetes, uma doença que prejudica a visão gradativamente. Quando não tratada, pode levar a pessoa até mesmo a cegueira e em alguns casos, isso pode se tornar irreversível.

A retinopatia diabética é o nome da doença que afeta a retina do olho devido a presença de diabetes no organismo. Ela causa o entupimento dos vasos que nutrem a retina, interrompendo o fluxo de oxigênio e assim, ocasionando hemorragias, por exemplo. Dessa forma, a pessoa passa a ter a visão embaçada e os problemas vão piorando conforme o avanço da doença.

O tratamento precisa ser imediato, pois pode ocorrer também o edema macular diabético, quando os fluidos que ficam acumulados nesses vasos, vazam para as regiões próximas à retina. Com o edema, a pessoa pode ficar cega e dependendo do caso, essa condição se torna irreversível.

Glaucoma

O glaucoma é outro problema que também pode causar a perda da visão e a obesidade pode contribuir para isso. O nosso organismo fica desregulado com o acúmulo de substâncias e que dessa forma, atingem a drenagem dos olhos e por isso, passam por alterações, como bloqueios, influenciando na pressão intraocular.

Além disso, estudos apontam que a obesidade também tem relação com problemas do sono, como a apneia. Mas o que isso tem a ver com o glaucoma? De acordo com esses estudos, pessoas com apneia têm o dobro de chances de desenvolver glaucoma. Ou seja, uma coisa leva a outra e a pessoa fica cheia de problemas de saúde.

DMRI têm relação com a obesidade?

A sigla DMRI significa Degeneração Macular Relacionada À Idade e é uma doença muito comum em pessoas acima dos 50 anos de idade. Essa doença afeta uma parte da retina que é conhecida como mácula e causa a perda progressiva da visão central.

Apesar de um dos fatores principais que influenciam a doença seja a idade, a obesidade também é um dos agentes influenciadores.

Principais cuidados que uma pessoa com obesidade precisa fazer

Pessoas obesas precisam de acompanhamento médico para conseguir vencer a doença. Para isso, não basta apenas seguir com uma especialidade, é preciso acompanhamento de um nutricionista, talvez até mesmo um terapeuta. Mas é de suma importância que a pessoa também passe com um oftalmologista.

Como apresentamos, o excesso de gordura é um perigo para a visão e pode desencadear vários problemas que podem até mesmo causar a cegueira. As chances de sucesso para evitar esse tipo de problema é o diagnóstico precoce e seguir com as orientações e tratamentos indicados.

Por isso, não deixe de realizar a sua consulta e cuide da sua visão!