top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Sensação de olho cansado: o que pode ser? Entenda a Presbiopia

Você já reclamou alguma vez de vista cansada? Essa sensação pode ser muito comum, principalmente depois de uma certa idade e ela se chama presbiopia. Esta condição é uma alteração na visão que ocorre devido ao envelhecimento do olho. Dessa forma, o indivíduo passa a ter dificuldade de focar em objetos que podem estar perto e também ter a visão desfocada.


Antes de tudo, não precisa se preocupar. Essa é uma condição que possui tratamento e o paciente pode manter sua qualidade de vida. Por isso, é muito importante sempre fazer o exame de vista, para verificar se houve alguma alteração.


Se você está com o olho cansado, conheça os outros sintomas da presbiopia

A sensação de que os olhos estão cansados é um dos sintomas mais comuns. Porém, as pessoas podem associar isso ao tempo excessivo em frente a tela do computador ou por ler tarde. Por isso, também é preciso estar atento (a) aos outros sintomas, como por exemplo:


  • Dor de cabeça;

  • Sensação de pálpebra cansada;

  • Ardência nos olhos, principalmente durante a leitura;

  • Visão desfocada (pode ser para perto ou distância normal de leitura);

  • Dificuldade para ler letras pequenas de perto.


Quando a presbiopia pode aparecer?

Como essa é uma condição que aparece com o envelhecimento dos olhos, ela afeta pessoas a partir dos 40 anos. E pode alcançar a intensidade máxima aproximadamente dos 65 anos de idade. Tanto homens quanto mulheres podem ser afetados.


É preciso entender que conforme a idade vai avançando, os olhos também vão envelhecendo. Dessa forma, ocorre o enrijecimento do cristalino, que faz parte da estrutura do olho. Ele é justamente o responsável pelo foco, por isso, ele fica menos flexível e fica difícil de focar nas coisas.



Presbiopia precoce: por que?

Devido aos anos de Pandemia, o uso de telas foi intensificado, tanto com as crianças e adolescentes por conta das aulas virtuais, como para os adultos, que tiveram o trabalho home office.


Por conta desse cenário, muitos pacientes jovens, começaram a sentir os sintomas acima, visão embaçada e dor de cabeça recorrente. O diagnóstico era presbiopia e muitas vezes a indicação de uso de óculos.


Portanto, ter um controle das horas que passa na frente do computador e fazer pausas durante o dia é fundamental.


Dicas para retardar essa condição

Cuidar da saúde dos olhos é muito importante, então, é possível retardar o aparecimento da presbiopia. Para isso, basta seguir com alguns cuidados:


  • Uso monitores com recursos de antirreflexo;

  • Sempre leia em ambientes bem iluminados;

  • Dê umas pausas durante a leitura e pisque os olhos, isso ajuda na lubrificação;

  • Ao completar 40 anos, é importante que a visita ao oftalmologista seja feita 1x por ano.



Veja como funciona o tratamento

A presbiopia não tem cura, porém há tratamentos para aliviar os sintomas, principalmente contra a sensação de cansaço. O diagnóstico pode variar de paciente para paciente, por isso, é preciso que o médico faça a avaliação.


Em alguns casos, o uso de óculos ou lentes de contato pode ser suficiente. Também pode ser indicado a correção realizada através de cirurgia, para colocar as lentes intra-oculares. Elas podem ser: monofocais, acomodativas ou multifocais. Por último, também há a possibilidade de uso de medicamentos.


Enfim, se você apresenta alguns desses sintomas e já passou dos 40, pode ser presbiopia. Portanto, faça a sua consulta no oftalmologista para verificar se está tudo bem ou se há a necessidade de tratamento para esta condição.


30 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page