top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Tampão Ocular: como melhorar a aceitação de seu uso pelas crianças

Em alguns casos de estrabismo ou ambliopia, a criança precisa usar o tampão ocular.


O tratamento tem como objetivo obstruir a visão do olho saudável, forçando o olho afetado a enxergar corretamente.


O apoio da família, amigos e professores é fundamental para a boa adesão dos pequenos. Por isso, aqui vão algumas dicas:


1. Converse com a criança e explique que é muito importante usar o tampão. Mesmo que ela ainda não entenda completamente, a conversa acalma e traz segurança. O uso do tampão não pode parecer uma punição.

2. Converse com os seus familiares e com os professores na escola. Todos devem estar cientes do problema e precisam ajudar e incentivar a criança.

3. Torne o tampão ocular um acessório na vida da criança. Existem muitos tampões com desenhos de heróis e princesas. Deixe que ela escolha os tampões dos personagens favoritos.

4. É possível usar a criatividade e deixar que a criança desenhe com canetinha no próprio tampão ou cole adesivos, personalizando-os. Quanto mais divertido for, maior será a aceitação da criança.

5. Recompense, mas não exagere. Você pode por exemplo, elogiar e reconhecer o esforço da criança. Outra possibilidade, é que, a cada semana de uso correto do oclusor, a criança escolha um passeio ou coma a sua guloseima preferida.

6. Em bebês e crianças menores, é possível colocar o oclusor enquanto a criança tira a soneca durante o dia, e começar a contar o tempo de uso a partir de quando ela acorda.




0 visualização0 comentário
bottom of page