top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Tonometria: importante exame oftalmológico

A tonometria é um exame importante nas consultas oftalmológicas, devendo ser realizada principalmente em pacientes acima de 40 anos, naqueles com suspeita de hipertensão ocular (HO) ou glaucoma e também com fatores de risco para desenvolvimento de glaucoma de ângulo aberto.


👉🏻O exame também fornece informações importantes para diagnóstico de outras enfermidades como tumor de íris; avaliação de pré e pós-operatórios de cirurgias oculares (catarata, glaucoma, transplante de córnea, descolamento de retina, vitrectomia); avaliação de sangramentos intraoculares e distúrbios pós-traumáticos; entre outros.


➡️Existem diferentes tipos de tonometria: Sopro, Manual e de Aplanação. A tonometria de aplanação é considerada a mais precisa nessa medida, utiliza-se um equipamento chamado tonômetro de aplanação de Goldmann, acoplado a uma lâmpada de fenda.


❕É importante lembrar que em casos de infecção ou úlcera na córnea, é necessário avisar o médico antes de realizar o exame. Entre em contato para uma consulta com a orientação oftalmológica adequada.


5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page