top of page
  • Foto do escritorVisya Oftalmologia

Vitiligo & Visão

O vitiligo é uma condição crônica caracterizada por áreas de despigmentação da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele, olhos e cabelo) nos locais afetados.


👁️👁️No caso dos olhos, a região rica em melanócitos se chama úvea, e uma inflamação nesta região é chamada de uveíte. Embora não seja uma associação direta, estudos mostraram que pacientes com vitiligo têm um risco aumentado de desenvolver uveíte.


👁️‍🗨️As uveítes podem ocorrer como inchaços da íris, da mácula, ou acometer toda a úvea, podendo aparecer como um olho vermelho muito semelhante a uma conjuntivite, visão embaçada e até mesmo perda visual.


💡Algumas pessoas com vitiligo também relatam sensibilidade à luz, também conhecida como fotofobia. Embora isso não seja uma característica universal do vitiligo, as áreas despigmentadas da pele podem ser mais sensíveis à exposição solar direta.


✅O tratamento do vitiligo se concentra principalmente na restauração da pigmentação da pele, muitas vezes usando terapias tópicas ou procedimentos de fototerapia.


❕Portanto, se apresentar vitiligo, além de consultar um dermatologista, também procure a ajuda de um oftalmologista.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page